Este projeto foi desenvolvido pela Editora Letra & Saber e as autoras, com objetivo de viabilizar as possibilidades de trabalhar a prevenção aos acidentes de trânsito no Ensino Fundamental I objetivando permitir o desenvolvimento da criança em sua totalidade, considerando o ato educativo como um ato formador, construtivo e transformador.
Sugerimos este projeto com o intuíto de contribuir ainda mais com a melhoria da execução de práticas pedagógicas coletivas, para o melhor desenvolvimento da aprendizagem e da qualidade de ensino dos alunos da rede municipal e estadual de Santa Catarina.
A coleção “COLEÇÃO: SINAL VERDE PARA O TR NSITO SEGURO” está amparada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no art. 76 da Lei 9.530/97, que estabelece que a educação para o trânsito deverá ser promovida desde a pré-escola, assim como nas escolas de 1º, 2º e 3º graus “por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação”.
Além disso, o art. 26 da Lei 9.394/96 orienta que: “os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos”.
As áreas abordadas na coleção são diversificadas, também conhecidas como transversais, compõem a nova Base Nacional Comum Curricular, cujo objetivo é complementar a Base Comum e competências já estabelecidas.
Assim, propomos um material que auxilie o professor em uma jornada de desenvolvimento mais rica, didática e divertida. Além de proporcionar momentos em que os alunos possam compreender o comportamento ideal de cada indivíduo no trânsito, pensando na segurança e bem-estar de todos, com resultados importantes em termos de responsabilidade social.
Neste trabalho existe uma abordagem lúdica apoiada em Neuroedução que permite a construção do conhecimento da criança, com atividades que propiciam o processo de criação, significação e ressignificação do mundo e de si mesma.
Logo, contemplando o ensino sobre a melhor postura no trânsito e no convívio em sociedade, o material foi elaborado harmoniosamente entre os saberes acadêmicos, com base na prática de profissionais dessas áreas, e em consonância à legislação educacional brasileira como suporte didático-pedagógico aos professores.
A Coleção “Sinal Verde para o Trânsito Seguro: Mobilidade e Cidadania” tem como principal objetivo desenvolver competências acerca do trânsito seguro repensando a mobilidade urbana e sua relação com a cidadania.
Todo o conteúdo da coleção se relacionará com as diversas áreas de conhecimento. Desde 2011, o governo brasileiro tem assumido o compromisso com a diminuição do número de óbitos no trânsito.
O compromisso foi adotado juntamente com a ONU, por meio da campanha “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, de 2011 a 2020. Essa diminuição realmente ocorreu, mas não foi exatamente na quantidade estipulada. Isso demonstrou a necessidade de redobrar os esforços para mudar esse panorama e, principalmente, evitar mortes.
No Brasil, os acidentes no trânsito representam a principal causa de morte de crianças entre 0 a 14 anos. Segundo o Ministério da Saúde, anualmente, no país, cerca de 6 mil crianças de até 14 anos morrem e 140 mil são hospitalizadas.
Nesse sentido, quando falamos em programas preventivos, as campanhas educativas com as crianças do nosso país são instrumentos fundamentais para formar cidadãos conscientes de suas obrigações e de seus direitos no trânsito. Esse é o motivo principal da apresentação da Coleção “Sinal Verde para o Trânsito Seguro: Mobilidade e Cidadania”.