FORMAÇÂO EM MÚSICA


Seguindo as recomendações da atual legislação educacional, que estabelece a formação continuada dos docentes da Educação Básica, os projetos "Quero Brincar e Tixa Tixa" promovem a capacitação dos professores para a atuação em sala de aula, e esta capacitação será ministrada pelos próprios autores dos livros propostos.


Nesse sentido, a capacitação docente será realmente efetiva e produtiva, na qual possa esclarerer e discutir as peculiaridades das atividades propostas.



MINISTRADORES


HAYDÉE SEELING GOROSITO

 

Formada em Licenciatura em Música pela Faculdade de Artes do Paraná, estudou órgão e regência coral na Esc9la de Música e Belas Artes do Paraná.


Residiu por três anos em Paris – França, teve várias vivências como coralista, organista e pianista.


É professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e coordenadora do curso de Formação Musical desta instituição.


Por sete anos foi diretora do Conservatório Municipal de Ponta Grossa e há 30 anos ministra cursos e oficinas de canto coral, musicalização infantil e regência coral em diversas cidades do Brasil.


É compositora e autora da coleção com cinco volumes “Tixa Tixa – Uma Lagartixa no Mundo Musical”, material didático para o ensino Fundamental e também da coleção “ Quero Brincar – O Lúdico e a Música” com dois volumes para Educação Infantil.



FERNANDA GOSOSITO


Psicóloga clínica, especialista em Psicologia clinica - Abordagem psicanalitica  pela PUC PR.


Educadora Brinquedista pela Associação Brasileira de Brinquedotecas, faz parte do corpo docente do "Curso de Educador Brinquedistas" desde 2003 desenvolvido pela SERPIA. 


Formação em "Abordaje Interdisciplinario de los Problemas del desarrollo infantil" pela FEPI -  Fundacion para el estudio de los problemas de lá infancia  Dra Lydia Coriat / buenos Aires, Atgentina.


Atua no Espaço de Desenvolvimento Criança em foco desde 2004 com a atividade "Brincadeiras Cantadas" e capacitação de profissionais envolvidos com cuidado infantil.

 É autora da coleção "Quero brincar o lúdico e a música".​

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


BEATRIZ HELENA FURLANETTO


Pianista e professora da Universidade Estadual do Paraná, Campus Escola de Música e Belas Artes do Paraná, desde 1992.


Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2014), com a tese “Paisagem Sonora do boi-de-mamão no litoral paranaense: a face oculta do riso”, e estágio doutoral na Universidade de Urbino Carlo Bo (Itália, agosto/2013 a abril/2014). 


Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Bacharelado em Piano (1991) e Especialização em Piano (1993) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. 


Atuou como pianista e educadora musical em várias edições do Festival de Música de Cascavel, da Oficina de Música de Curitiba e do Festival de Arte e Cultura Popular do Litoral Paranaense. 


Gravou a obra “Divertimento para flauta e piano”, com a flautista Valentina Daldegan, para um CD do compositor Rodolfo Coelho de Souza, lançado em 2006.


Na área de projetos sociais, em 2007 e 2008 coordenou o Projeto Encantar-te, promovido pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e pelo Serviço Social da Indústria, que promoveu vinte concertos didáticos de música erudita para alunos da rede pública de ensino no município de Guaratuba. Entre 2009 e 2011, coordenou projetos para a musicalização de alunos da rede pública paranaense de ensino, através do Programa Universidade Sem Fronteiras, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. 


Em 2010, publicou o livro de poesia Olhos de lua cheia, pela Dutty Editora. 


Desde 2009 desenvolve pesquisas sobre as festas de boi no Brasil, como o boi-de-mamão paranaense e o bumba-meu-boi nordestino, realizando palestras e publicando artigos em revistas e eventos nacionais e internacionais.
 
Como pianista, tem interpretado e estreado obras de compositores brasileiros, apresentando-se por todo o país com os músicos da Nova Camerata da Universidade Federal do Paraná.  
            
Autora da coleção: Tixa Tixa – Uma Lagartixa no Mundo Musical.

Rolim de Moura-RO

Professores recebem capacitação do Projeto 'Quero Brincar'

Com a formação dos professores no projeto, a equipe da Semec poderá proporcionar uma aula mais atrativa.


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), do município de Rolim de Moura, realizou nesta quarta-feira, na Câmara Municipal, a formação do Projeto “Quero Brincar”, para professores da Educação Infantil, com o objetivo de auxiliar os professores em sala de aula, tornando cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem dinâmico, atrativo e divertido, através de atividades lúdicas. A formação foi ministrada por Fernanda Gorosito, educadora brinquedista, especialista em Psicologia Clínica e autora do material “Quero Brincar”.

Segundo a autora, sua maior especialidade é se divertir brincando com as crianças e que os professores não devem ser educadores musicais e sim brinquedistas musicais. O “Quero Brincar” é focado no projeto de música na escola, contemplando a Lei de nº 11.769 de 18 de agosto de 2008, que inclui a música na grade curricular. O objetivo da coletânea é orientar o professor sobre o processo de aprendizagem musical, em atividades que utilizam materiais simples e acessíveis.

Assim apresenta o mundo da música como uma fonte criativa para a expressão de sentimentos e facilitadora do desenvolvimento integral da criança. A musicalização proposta tem uma abordagem lúdica, que envolve folclore, brincadeiras cantadas, jogos e recreações que promovem a vivencia musical, desenvolvendo a criatividade e sensibilidade da criança de maneira alegre e espontânea. A implantação do projeto foi possível por meio de emendas parlamentares dos vereadores Vanderilo Nogueira e Fabrício Melo.



Vilhena - RO


SEMED OFERECE FORMAÇÃO DE MÚSICA PARA PROFESSORES

Durante os dias 18 e 19, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) ofereceu aos professores de 1º ao 5º ano uma formação continuada com a autora da coleção "Tixa Tixa: Uma Lagartixa no Mundo da Música", Haydée Seeling Gorosito, visando atender a Lei nº 11.769/2008 que determina a obrigatoriedade do ensino da música da educação básica.

SEMED OFERECE FORMAÇÃO DE MÚSICA PARA PROFESSORES


Durante os dias 18 e 19, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) ofereceu aos professores de 1º ao 5º ano uma formação continuada com a autora da coleção "Tixa Tixa: Uma Lagartixa no Mundo da Música", Haydée Seeling Gorosito, visando atender a Lei nº 11.769/2008 que determina a obrigatoriedade do ensino da música da educação básica.

Mais de 4.560 alunos serão atendidos com a coleção adquirida com recursos próprios da Prefeitura de Vilhena. Cada livro apresenta formas de como a música pode ser trabalhada em sala de aula. Segundo a Gerente Pedagógica de 1º ao 5º ano, Keila Barroso Gomes, são músicas que apresentam uma proposta de ensino sociabilizadora. "A coleção traz conteúdos das culturas indígenas, portuguesa e africana, atividades de composição e interpretação com voz, corpo, materiais sonoros e instrumentos com materiais recicláveis", diz.

As formações continuadas oferecidas pela Semed priorizam a melhoria da qualidade da educação oferecida aos mais de 10.800 alunos da Rede Municipal de Ensino. "Nossa preocupação é atender as determinações do MEC, oferecendo formação aos nossos professores para que possamos fazer a diferença no meio educacional", destaca José Carlos Arrigo, Secretário Municipal de Educação.

As professoras da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Haydée Seeling Gorosito e Renata Gorosito, trabalharam com os educadores a teoria e a prática da música na educação. "Nós todos somos seres musicais. Precisamos saber ouvir", enfatizou a Haydée. Ainda segundo a professora, a música proporciona aos alunos mais atenção, ativa a memória e o melhora o trabalho em grupo.

Durante a oficina houve ainda a demonstração de materiais recicláveis que podem ser utilizados para reprodução de som e que envolvem a turma na mesma sintonia.

As aulas de música serão ministradas pelas professoras de cada turma, sendo apoiadas pela equipe gestora da escola além da equipe pedagógica da Semed.




Ji-Paraná - RO


Autora da Coleção Tixa Tixa capacita educadores em Ji-Paraná



Dar suporte aos professores no processo de ensino e aprendizagem musical; e inserir a música de forma lúdica na rotina escolar. Foi com estes objetivos e em consonância com a Lei nº 11.769/08, que estabelece a obrigatoriedade da disciplina de música no Ensino Fundamental, que a Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná (Semed) adquiriu a coleção Tixa Tixa: Uma Lagartixa no Mundo Musical, da Dutty Editora. O diferencial da coleção é a capacitação, ministrada por uma das autoras, diretamente aos profissionais da Educação que irão trabalhar com o material nas escolas. E é justamente para esta capacitação que a professora Haydée Seeling Gorosito, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP/Universidade Estadual do Paraná), veio a Ji-Paraná. Durante toda esta segunda (24) e terça-feira (25), no Auditório da Semed, a professora fala a professores, supervisores e técnicos ligados ao Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino sobre a importância da música no desenvolvimento do educando. “Não adianta chegar e simplesmente jogar os livros nas mãos dos professores. O nosso diferencial é justamente esse: a gente vem de Curitiba (PR) para capacitar o professor a trabalhar com a coleção. Não é somente uma coleção, a Tixa Tixa é um projeto especialmente desenvolvido para servir como suporte para que o professor que não entende de música possa trabalhar música em sala de aula. A Lei foi criada, mas foi só. Tem gestor que chega à escola e diz: faça música! Não é tão simples assim. Não se faz música do nada. É preciso uma linha de trabalho. Música é uma linguagem e o professor precisa de uma base para trabalhar essa linguagem. Isso é o que a coleção Tixa Tixa oferece”, explicou Haydée na manhã desta segunda-feira.